terça-feira, 2 de abril de 2019

Correção do teste:





1.
                          
ORALIDADE -Chave: c,b,b,c,a      - F,V,V,V,F,V,V,F,V,V

Chave: A – 3; B – 1; C – 4; D – 2
2.
  Assinala:    2.1. C/   2.2. C/   2.3. D/   2.4. A
3.
Ordena corretamente: H; D; E; F; G; A; C; B
4.
O narrador é não participante porque não participa na ação / nos acontecimentos. A narração é feita na terceira pessoa.
5.
Transcreve corretamente: “passeava pelo terraço…”; desfilavam pelos jardins…do outro lado do jardim….os jardins do palácio…
6.
A personagem principal do texto é a Infanta de Espanha.
7
Refere-se à pequena princesa.
8.
 Cenário de resposta:
“A Infanta era a mais graciosa e mais bem vestida de todas as crianças", mas era solitária. Usava um vestido cinzento, com saia e mangas tufadas bordadas com fio de prata, usava um corpete de pérolas, sapatos com grandes rosetas cor-de-rosa e trazia o cabelo preso com uma bonita rosa branca.     
9
Os recursos expressivos são: a comparação/ a personificação.
10.
Significa cheio.
11.
Maria – A afirmação da Maria faz sentido, pois, o facto do rei se sentir triste, leva-nos a crer que sente saudade de alguém ou de alguma coisa que já não tem. O facto de estar a admirar a filha pela janela pode significar que ela lhe faz lembrar a rainha que já tinha falecido e de quem ele sentia muitas saudades.   
OU
Manuel – O rei sente-se triste e melancólico ao ver as crianças no jardim, o que pode significar que ele sente saudades do tempo em que era daquela idade, quando ainda não tinha as obrigações de governar um reino. Naquele tempo, provavelmente, era mais feliz e mais divertido.

Sem comentários: