Correção dos
trabalhos do livro de Português - páginas 148 a 157
Páginas 148 – 149
1.
a) – Pela reação do
público, a peça deve ser divertida.
b) – Um lenhador e um urso.
c) – Uma floresta.
d) – a primeira indicação cénica.
2. A peça de teatro é «Os Piratas», de Manuel António Pina.
Páginas 153- 154
2. 1. – a; 2.2 – b; 2.3- a; 2.4- c. ; 2.5-b
3. 1. Ana sente-se assustada.
3.2. Manuel recorda que foi num dia de tempestade que ele e
a mãe se despediram do pai que partiu para a América. Foi também nesse dia que
um navio naufragou.
3.3. Manuel estava preocupado, apreensivo, pois o pai, que
está a trabalhar na América, já não escreve há três semanas.
4.1. Manuel tinha acabado de assustar Ana, imitando o som de
um trovão (l.18). Quer, por isso, dizer que não volta a repetir a imitação.
5.1. O ponto de interrogação seguido de reticências assinala
uma entoação interrogativa seguida de uma pausa. Pode assim sugerir outras
perguntas.
As reticências da segunda frase assinalam que a fala de
Manuel foi interrompida pela fala de Ana: “Não fales nisso…”
5.2. As palavras de Ana - «As coisas que a tua mãe aqui
guarda!» indicam que os dois jovens se encontram em casa de Manuel.
6. Respostas pessoais.
7.1. As indicações cénicas surgem com a letra em itálico ou entre parênteses.
7.2. As indicações cénicas são muito importantes no texto dramático (texto para
teatro) porque a sua função é orientar o trabalho do encenador, dos atores e de
outros profissionais. Durante os ensaios e na representação do espectáculo, as
indicações cénicas nunca são ditas.
7.3. a- 3; b-5; c-1; d- 1; e-1; 2; f- 5; g-4; h-5; i-4.
Páginas 156 - 157
2 – O dramaturgo (autor do texto para teatro) sugere a
adaptação do espaço do sótão e dos objectos aí existentes ao cenário de um
navio. Por exemplo “as cortinas das janelas batidas pelo vento” transformam-se
nas “velas enfunadas do navio”.
3.1- Terá de entrar em cena apenas mais um ator para
representar o capitão, mesmo que dele só se veja o vulto e ouça a voz. Os
outros piratas são sombras de bonecos projectados num ecrã.
3.2. EXEMPLO DE RESPOSTA
Esta opção mostra a dúvida sobre a sua existência: serão
apenas o resultado de um sonho (daí a
dificuldade de atribuir-lhes um rosto) ou existirão mesmo na realidade?
4. O capitão apresenta-se com um grande chapéu largo e com
uma perna de pau, tem na mão uma espada
e um óculo na outra. Coxeia.
Do ponto de vista psicológico,
ele é agressivo, violento, nervoso, impaciente e rude.
4.1. O capitão usa frases imperativas para dar ordens e
ameaçar. Isso mostra o seu carácter agressivo.
5. Manuel sente um medo
crescente, como mostram as seguintes expressões do
texto: «transido de medo»; «cheio de medo»; «aterrorizado» e sente
também uma grande aflição: «aflitíssimo».
6. Parece tratar-se do mesmo lenço que a Ana descobriu na
arca e que motivou o relato do Manuel sobre o seu encontro com os piratas.
página 157
1.
a. … se ele não tinha ouvido
e ordenou-lhe que lhe fosse buscar outra garrafa e que se mexesse.
b. o que é que ele estava
a fazer ali parado e se nunca o tinha visto.
Depois, ordenou-lhe que fosse apagar os lampiões.
2. POR EXEMPLO
A mãe do Manuel entrou no quarto e perguntou-lhe:
- Tiveste um pesadelo?
- Sonhei que aqui, neste quarto,
esteve um grupo de piratas – respondeu-lhe
o Manuel.
3. c.
página 244
1
a. A Carlota disse que preferia aquele
quadro.
b. O João anunciou que ia ao cinema naquele
dia.
c. A mãe lembrou-lhe que preparasse a roupa para o dia seguinte.
d. A Sandra disse que queria que ele / ela viesse à sua
festa.
e. A Isabel pensou que aquilo era
espetacular.
f. O Nuno pediu que se levantassem.
2.
a.
A senhora
perguntou-lhe:
- Como é que te chamas?
b.
O Miguel
disse:
- Perdi o
comboio.
c.
O garoto
garantiu:
- Amanhã farei
o trabalho.
d.
O Pedro
prometeu:
- Eu vou aí, avô.
e.
O empregado
perguntou-lhe:
- Quer comer mais um rissol?
f.
Ela disse:
- Amanhã, farei uma bela refeição.
3. c; 4. b
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