terça-feira, 23 de janeiro de 2024

 

1         A obra Pedro Alecrim foi escrita por António Mota e está estruturada em 23 capítulos.

   2        A minha personagem favorita, Pedro Alecrim, é também a personagem principal da obra e narrador participante. Tinha 11 anos e vivia com os pais e dois irmãos, a Rosália e o Jacinto.

De estatura média e com um corpo franzino, cabelo e olhos castanhos, estava sempre bem-disposto e sorridente.

3        Pedro vivia numa pequena aldeia chamada Pragal.  Todos os dias, de manhã bem cedo, fazia uma longa caminhada a pé pelo monte, na companhia do seu amigo Nicolau, até chegarem à paragem de autocarro, onde apanhavam a camioneta para irem para a escola. Ao final do dia, apanhavam, de novo, o autocarro e faziam novamente a longa caminhada, até chegarem a casa.

Os pais do Pedro viviam da agricultura e eram muito pobres, mas faziam um grande esforço para ele andar na escola.  O rapaz, não tinha uma vida fácil. Quando chegava a casa, ajudava nas tarefas do campo: cortar erva para os vitelos, buscar as ovelhas e as cabras ao campo, ir à fonte buscar água, cortar lenha, etc. Também cuidava dos irmãos mais novos e tinha pouco tempo para estudar, por isso, não era muito bom aluno, mas conseguia sempre passar de ano. Fiquei surpreendido quando o Pedro e o Nicolau pensaram num plano para ficarem ricos: abrir um negócio de venda de agriões e outros produtos. Passado algum tempo, gastaram todo o dinheiro que pouparam em bilhetes de lotaria e ficaram pobres novamente.

O Luís também andava com eles na escola e era o engraçadinho da turma, gostava de gozar com todos, por isso Pedro não gostava muito dele. Mas os pais divorciaram-se, foi um momento difícil da sua vida e que mudou a sua maneira de ser. Pedro apoiou-o muito nesta fase e tornaram-se bons amigos. Foi este um dos momentos de que mais gostei.5

Há um aspeto que não me agradou: o pai do Pedro ficou doente durante muito tempo e acabou por falecer. O jovem ainda conseguiu acabar o 6º ano, mas teve de deixar de estudar para poder ajudar a mãe a criar os irmãos. O Nicolau, também deixou de estudar e foi trabalhar para um café.

4          Adorei o livro e recomendo a sua leitura porque fala de uma vida muito diferente da realidade que conhecemos. Além disso, tem momentos divertidos e, quando acabei de o ler, senti--me emocionado porque o Pedro recebeu o cavaquinho que era do pai.

Sem comentários: