domingo, 5 de maio de 2024

 Precisamos de estar em constante aprendizagem.

Deixo aqui um episódio anedótico que li algures.

Certo reputado e reconhecido cientista da educação apresentou-se num congresso com o tema “como ensinei inglês ao meu cão?”

Uns mostraram-se curiosos e interessados em saber como tal tinha acontecido.

Outros achavam que se tratava de alguma brincadeira de mau gosto ou, em alternativa, de alguma estratégia de marketing pessoal.

Certo é que no dia da palestra uma multidão de estudiosos estava preparada para ouvir o cientista.

Este entrou na sala, aproximou-se do púlpito e disse:

Eu ensinei o meu cão a falar inglês.

Na sala ouve um burburinho de espanto.

É verdade! Há 3 anos que ensino inglês ao meu cão! Asseguro-vos que esta é a mais pura das verdades.

Na sala, notava-se alguma desconfiança e pediam-se provas.

O cientista fez sinal à sua secretária e esta entra no palco com um lindo cachorro que, ao ver o dono, não para de ladrar.

O cientista pergunta ao cão como se está a sentir. Pergunta num inglês perfeito.

O cão responde com meia dúzia de latidos.

Na sala riem uns, apupam outros.

O cientista pede ao cachorro que cumprimente a plateia.

O cão dá uns quantos latidos e cala-se.

A sala está ao rubro. Sente-se a desilusão e o desencanto com o cientista.

No meio de gritos, comentários e imprecações, o cientista retoma a palavra para concluir:

  • Eu disse-vos que tinha ensinado inglês ao meu cão. Não disse que ele tinha aprendido.

Concluindo, a aprendizagem só funciona e resulta se tu te comprometeres com ela e te empenhares.

Por muito bom que seja o professor, por mais que insista contigo, sem ti e o teu empenho, pouco  serve! 

Sem comentários: